SARAU DOS PENSADORES-ESPECIAL DE FIM DE ANO 2023

quinta-feira, junho 23, 2016

ARRAIAL DAS FLORES - O APOGEU DA FESTA

"Fagulhas, pontas de agulhas, brilham estrelas de São João. Babados, xotes e xaxados, segura as pontas, meu coração." Sempre fui apaixonado por esta música do compositor brasileiro Abel Silva.

Nos Karaokês sempre a cantei, como forma de reconhecimento ao que ela representa, a descrição perfeita daquilo que conhecemos como Festa Junina. E dentro da festa junina a dança de quadrilha é algo fantástico, e nos últimos tempos então ganhou contornos de modernidade e sem perder as características tradicionais, ousou em novas performances, e malabarismos corporais.

O colorido das roupas, o sorriso na face dos jovens assumidos nas suas identidade de gênero, vivendo harmoniosamente entre si.

Foi o que eu vi, e senti assistindo todas as quadrilhas que passaram pela quadra da Império da Baixada nos dias 10,11,12,17,18 e no dia 19/06/2016 quando a Arraial das Flores se apresentou, sendo a  ultima quadrilha da 8ª Fest Jun.

Estes guerreiros culturais exibiram-se  para um público que merecia ser  muito maior, não tivesse parte daqueles que buscam nas noites frias de junho o calor de uma fogueira, não escolhessem ir para  um outro ponto da cidade escutar Zé ruela e parafuso. Bom, não se ganha sempre!

Culturalmente, quem ganhou fui eu, fomos nós.

Arraial das Flores foi o apogeu, quem não a viveu, não viveu!



Celso Corrêa de Freitas



Nenhum comentário:

RL 126