SARAU DOS PENSADORES-ESPECIAL DE FIM DE ANO 2023

terça-feira, janeiro 16, 2007

ESTÁ DOENDO EM MIM!


AMIGOS!
Não pensei; quando escrevi o texto abaixo, nas quinas certas das rimas. Pensei sim, nas esquinas da minha infância, hoje tomadas pela lama. Cheias naturais, já as vi. As ruas tomadas pelas águas, quando criança e adolescente, também! Mas a lama que o homem acumulou nos seus barrados inseguros, não!
E é isto que está doendo em mim...
Está doendo em mim!Não a dor de amores perdidos ou a dor de um parto sofrido.
Sinto a dor de estar aqui de longe assistindo o seu padecer. Minha terra querida; Mais do que nunca! A saudade meu peito corrói, Mais do que nunca! Sei que preciso fazer Algo pôr você...
E isto é o que me dói; Ao ponto de sangrar meu olhos. Pois só tenho o papel, Só tenho uma caneta, Só tenho um querer, Mas você precisa mais! Daquilo que um só poema, De um filho distante, Vai aos outros parecer. O que você precisa nesse instante; É o pulsar do coração, De todo aquele que procede: Da TERRA DA PROMISSÃO(*)! quero que todo Itaperunense; Daqui ao além-mar, se volte para a PEDRA PRETA(**), e nela se ponha a pensar.
Para que a chama; não se exangue, Pois ela não é o berço, Dessa ou de qualquer outra, maldita humana lama. É sim! Leito de brava gente de coragem Republicana(***)
Que não se deixa dobrar Pois sabe o valor do seu sangue.
FIM
(*) Itaperuna, É conhecida no Estado do Rio de Janeiro, como a TERRA DA PROMISSÃO.
(**) Itaperuna em Tupi, significa PEDRA PRETA.
(***) Itaperuna, foi a primeira cidade brasileira, ainda no período do Império, a Ter eleita, uma Câmara Municipal de maioria REPUBLICANA.

Nenhum comentário: