PORTAL POÉTICO CCF NO SEU IDIOMA

ITAPERUNA, MINHA TERRA

ITAPERUNA, MINHA TERRA
De Itaperuna para Praia Grande

domingo, novembro 04, 2007

QUEM GUARDA TEM


“A história tem detalhes que os mal-intencionados ocultam, para a preservação das suas falsas verdades(CCF)”
Para aqueles que questionam a conquista do campeonato Brasileiro de 1987 por parte do Clube de Regatas do Flamengo, a sentença acima, serve como uma luva. Alguns comentaristas esportivos de São Paulo, no bojo das suas reais intenções, enxergam tão somente o São Paulo como pentacampeão, eles prestam um desserviço a história não só esportiva do Brasil, mas a luta de muitos por um País limpo e sem falcatruas.
Vejamos o que nos apresenta a história de um fato acontecido num tempo que não está tão distante de nós. Quem guarda tem a realidade do acontecido.
1987, foi um ano especial para o esporte no Brasil. Nelson Piquet se sagrava tricampeão mundial de fórmula 1, tendo como coadjuvantes Ayrton Sena e Alan Proust. Oscar era reconhecido como o “Mão Santa” e eleito o esportista do ano. Pelé, voltou a vestir a camisa da seleção Brasileira na categoria Sênior.
O Brasil vivia uma efervescência política que desaguaria no ano seguinte(1988), na constituição cidadã do Dr. Ulisses Guimarães.
O esporte nacional vivia momentos de honrosas glórias dos nossos atletas e vergonhosas mazelas dos nossos dirigentes. No futebol, os grandes clubes se encontravam no abismo da falência. Quem comandava a CBF na ocasião eram os senhores Nabi Chedid e Otávio Pinto Guimarães, mas quem dava as ordens mesmo era o submundo da contravenção nas pessoas de famosos bicheiros do Rio de Janeiro e outros estados. A pancadaria rolava solta nas arquibancadas e na sede da Confederação Brasileira de Futebol.
Angustiados com a situação e amparados numa pesquisa popular que indicava estar a vontade do povo brasileiro voltada para:
1) Campeonato Brasileiro disputado com 16 clubes;
2) Campeonato em turno e returno e pontos corridos;
3) Jogos somente nos finais de semana;
4) Acesso e descenso
Surge o clube dos 13, formado pelos maiores clubes de futebol do Brasil. 4 do Rio de Janeiro, 4 de São Paulo, 2 de Minas, dois do Sul e um do Nordeste.
O clube dos 13, contra a vontade da CBF, que preferia o caos, organiza o campeonato Brasileiro de 1987, com uma visão profissional, que ajudasse a tirar os clubes da bancarrota.
16 clubes participam da copa união. O campeonato que a CBF queria organizar teria 80 clubes.
19 jogos depois de iniciado, o Flamengo ganha o campeonato, vencendo o maior de todos no ranking dos melhores times do futebol brasileiro, o Internacional de Porto Alegre, numa final eletrizante no maracanã em 13/12/87.
Hoje, passados vinte anos, esses mal-intencionados, clamam que o Flamengo não pode ser considerado o campeão de 87, pois não jogou com o campeão do módulo amarelo.
O módulo amarelo foi um campeonato paralelo disputado nos moldes dos campeonatos até então organizados pela CBF. Esse campeonato terminou como começou. Uma bagunça, liminares em profusão, agressões entre cartolas e a dirigentes, e sem um campeão legitimamente declarado. Isso mesmo, sem um campeão, pois:
O Guarani(SP) ganhou o 1º jogo e o Sport em Recife, ganhou o 2º jogo. Como é normal nessa situação, os dois foram para a prorrogação que terminou em ZERO A ZERO.
Ainda dentro da normalidade, foram para os pênaltis. Pois bem, 24 pênaltis depois , nenhum dois times, ganhou nas cobranças. O Empate permanecia. O Juiz não sabia mais o que fazer, quando os dirigentes do Guarani e do Sport, fizeram um acordo, tiraram os times de campo e se declararam ambos campeões, dividindo o titulo.
Cruzar contra quem, senhores comentaristas esportivos de São Paulo?
Eu até entenderia se esses comentaristas , diante do descalabro da CBF, estivessem a favor do Guarani. Mas o time bugrino, nunca fez parte das argumentações daqueles que defendem que o titulo é do Sport. Então fico com sentimento de que toda essa grita em favor do Sport e só por ser o Flamengo. É má fé mesmo em benefício do São Paulo, que não precisa disso, pois é um campeão nato, tanto quanto o Flamengo.
O Flamengo não só é o legitimo campeão brasileiro de 1987 e legitimo PENTA, por ter conquistado novamente o titulo em 1992, como também, junto aos outros clubes grandes, inclusive o São Paulo, ajudou no início da moralização do futebol brasileiro dentro da sua entidade maior. Ao trazer o profissionalismo para o gramado no ano de 1987, ficou claro para todos que a CBF, uma entidades nefasta na opinião dos cronistas da época, precisava mudar. Os personagens obscuros que estavam por traz dela, resistiram até 1990, mais a partir daí o Brasil deu a arrancada para a conquista do Tetra nos Estados Unidos(1994), com uma nova realidade para a administração do futebol brasileiro. Daí para o penta mundial, foi manter a organização e a seriedade.
Negar isso, é negar a história e contribuir para a ignorância do nosso povo. E nesta parte, agir dessa maneira com assuntos relacionados ao futebol, é acirrar ânimos, criando condições para discussões tolas e fora de hora, que sempre resultam em tragédias esportivas.
Portanto, parabéns São Paulo e São Paulinos, Parabéns Flamengo, por ter o São Paulo como companheiro neste seleto grupo de pentacampeões.
No mais como diria Ibrahim: Os cães ladram e as caravanas passam!

FIM

Um comentário:

Anônimo disse...

sou oum dos garotos do ronaldo Lameira, se possível comparessa ao colégio para acertarmos o ensaia sobre sua música, estou ancioso pa conhecer o músico que o senhor tanto elogiou

Biografia

Celso Corrêa de Freitas
56 anos.
Poeta, Escritor e Articulista.
Nascido em Itaperuna-RJ, aos 26 de Agosto de 1954.
Atual Presidente (O sexto) da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP e da Confraria de Artistas e Poetas pela Paz - CAPPAZ Seccional de Praia Grande-SP.
Coordenador da Cappaz para a Costa de Mata Atlântica(Baixada Santista).
Colaborador ativo nos jornais e demais meios de comunicação (Blogs e Sites). Participante, prefaciante e Organizador de Antologias e livros solos.
Contato: Celso.correadefreitas@gmail.com-casadopoetabrdepraiagrande@gmail.com-ccfcappaz@globomail.com
Sites: www.portalpoeticoccf.blogspot.com-www.casadopoetapg.com.br-www.cappaz.com.br